Uma das grandes novidades para 2022 é o CONTRATURNO ESCOLAR!

A Educação Infantil do Colégio Santa Rosa estimula a criança pelo educar, brincar e o cuidar, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das potencialidades infantis, já que são seres em constante desenvolvimento.

O contraturno escolar será implantado para agregar novas experiências ao desenvolvimento das habilidades e das competências dos pequenos. Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral deles, por meio dos aspectos: intelectual, afetivo, social e físico.

Diversas serão as atividades realizadas no Contraturno, como: Plataforma Digital e Gamificação; Cidadão Bilíngue; Musicalização; Educação Física; Artesanato; A hora do conto; Horta; Tarefas Escolares e Orientação de estudo.

O CIDADÃO BILÍNGUE vai além do ensino da língua inglesa uma vez que oportuniza vivências e oferece a todos uma verdadeira transformação social. Repleto de atividades lúdicas e brincadeiras, o PES Kids foi desenvolvido considerando as especificidades do universo infantil. Por isso, os focos voltam-se para a ludicidade, contação de histórias, consciência fonêmica e oralidade, que são as abordagens utilizadas para que os alunos aprendam os sons em inglês. Em nosso contraturno escolar, os alunos terão três aulas semanais, duas no período matutino e uma aula no período vespertino. Dessa forma aprimorando ainda mais o conhecimento dos pequenos.

MUSICALIZAÇÃO: Música e movimento fazem parte dos eixos da educação infantil, pois além de serem áreas específicas de estudo, também são excelentes ferramentas dentro do processo de ensino-aprendizagem.

Unir essas duas forças é potencializar as ações que agem em prol do desenvolvimento do ser. Por isso a importância em desenvolver um trabalho de musicalização, já nos primeiros anos de vida, propiciando à criança ampliar sua perspectiva de sociedade, sem julgamentos de certo ou errado, mas sim, tornando-a conhecedora do mundo sob nova perspectiva reconhecendo todos os seres humanos como singulares.

A HORA DO CONTO: um momento para instigar a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. A contação de histórias é uma forma de fazer arte e faz com que as crianças se sintam parte do espetáculo, interajam, sintam prazer em ouvir e, consequentemente em ler.

HORTA: A Educação Infantil do Colégio Santa Rosa de Lima tem a preocupação de resgatar a relação do ser humano com a natureza. O contato direto com a terra e a necessidade da conscientização sobre a preservação do meio ambiente fazem parte da rotina dos nossos pequenos. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conforme uma pesquisa realizada pelo Royal Horticultural Society e a National Foundation for Educational Research (NFER) — institutos que promovem a horticultura e a educação, respectivamente — as crianças, que fazem atividades de horta na escola, melhoram significamente o seu desempenho acadêmico, físico e mental quando comparadas aos alunos que não possuem essa experiência em seu ambiente escolar.

PLATAFORMA DIGITAL E GAMIFICAÇÃO: O uso de plataformas digitais e gamificação são técnicas que têm como objetivo atuar na educação, tornando-a moderna, a partir de materiais didáticos mais atraentes estimulando o aprendizado. O uso destas tecnologias de maneira consciente e com objetivos bem fundamentados podem, de fato, promover um ambiente escolar mais interativo e atraente para os alunos. Inovando assim, cada vez mais, o processo de aprendizagem dos nossos estudantes.

EDUCAÇÃO FÍSICA: A Educação Física para as crianças promove o desenvolvimento integral, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social. Possibilitando atividades corporais que abrangem o ser humano como um todo, trabalhando juntamente o intelectual, instigando-o a criar estratégias, expressões corporais e raciocínios rápidos, através de atividades envolvendo práticas, teorias e dinâmicas. As atividades lúdicas na Educação Infantil favorecem o conhecimento do próprio corpo. Essas atividades, quando dirigidas e orientadas, constituem fonte inesgotável de prazer para a criança.

ARTESANATO: O artesanato aparece como um dos instrumentos que mais beneficiam o desenvolvimento da criança possibilitando-lhe concentração, disciplina, intuição e criatividade. Aprimora o lado artístico dos pequenos. Artesanato é arte e também, ciência.

TAREFAS ESCOLARES E ORIENTAÇÃO DE ESTUDO: As tarefas infantis serão desenvolvidas com o professor no contraturno. A rotina escolar tem como foco a Orientação de Estudo, a qual se baseia num planejamento e desta forma o professor ministrará a melhor forma de aprendizagem para que os estudantes atinjam os rendimentos desejados.

As matrículas para o Contraturno Escolar 2022 já estão abertas, basta dirigir-se até a secretaria do Colégio e efetivar a matrícula de seu filho.

5 de outubro de 2021
Categorias Inovação
Compartilhe essa postagem
Faceook Twitter Pinterest

Inscreva-se para receber
notícias e conteúdos

Siga-nos no Instagram
@eusousantarosa

Estamos no
YouYube